Eu li

[resenha] Garota Exemplar

garota exemplar
Garota Exemplar
Gillian Flynn
Intrínseca
3estrelas

Bom, quem acompanha a Minha Estante no Instagram bem sabe o quanto eu reclamei quando comecei a ler este livro. “Garota Exemplar”, da Gillian Flynn, certamente não me cativou na primeira página. Nem na segunda, nem na décima, nem na centésima. Mas conseguiu me conquistar lá pela página 160… rsrs

Sinopse: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino?

Amy e Nick têm quase quarenta anos e estão completando cinco de casamento; que por sinal, vai muito mal das pernas. Até que Amy desaparece e começa então a história. A medida que os fatos vão se desenrolando, o comportamento esquisito de Nick, somado ao monte de mentiras que ele se vê contando, vai nos deixando cada vez mais curiosos sobre sua inocência (ou não) nessa história.

Pra piorar, Amy não é uma desconhecida. Na verdade, ela foi a inspiração de seus pais para escreverem uma série de livros de muito sucesso, chamada “Amy Exemplar”, adotada por todas as escolas durante vários anos. Com isso, os programas de TV sensacionalistas acabam dando o maior espaço para o caso, fazendo com que a falta de carisma de Nick só faça a audiência odiá-lo (e culpá-lo) ainda mais.

O livro começa intercalando o momento atual de Nick a partir do desaparecimento, com páginas do diário de Amy, que contém detalhes da vida dos dois. A medida em que a história vai se aprofundando, ela vai ficando MUITO mais interessante, chegando àquele ponto que todos nós amamos: quando não conseguimos mais parar de ler.

Acho que o ponto alto desse livro é contar com personagens sólidos, muito bem construídos, que retratam perfeitamente as agonias, frustrações e mágoas de um relacionamento que está enfraquecendo. Faz até a gente refletir um pouco sobre comportamentos que temos e que parecem bobinhos, mas podem gerar turbilhões na vida a dois.

Não achei um livro genial. Mas valeu! Até porque ele vai pro cinema esse ano e eu vou querer ver… rs Então, já fiz a minha parte e li o livro antes! Aqui embaixo, uma imagem do filme, que tem no elenco o Ben Affleck como Nick e Rosamund Pink como Amy, e também a capa da Entertainment Weekly com os dois.

?????????????????????????????????????????

gone-girl-768

Alguém aí já leu? O que achou?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s