Eu li

[resenha] Giane

capa-do-livro-de-reynaldo-gianecchini

Giane – Vida, Arte e Luta

Guilherme Fiuza

Editora Primeira Pessoa

4estrelas

Bom, vamos ao primeiro fato: eu adoro biografias. Mas ler uma biografia do Reynaldo Gianecchini… Humm… Não me pareceu muito convidativo em um primeiro momento. Mas o livro era uma sugestão pra minha coluna na revista Momento Inesquecível e eu precisei deixar de lado meus preconceitos e ir em frente. De cara, já li logo metade. A escrita do Guilherme Fiuza me cativou de primeira, e a história do garoto do interior que sempre soube que faria sucesso não fez diferente. Logo, percebi que eu estava chorando ao virar as páginas. E resolvi deixá-lo de lado por um tempo. O tempo passou e ontem, quase seis meses depois, recomecei a ler. Terminei hoje.

Gianecchini tem uma história boa a ser contada. Sua determinação e o foco de aonde queria chegar são pontos fortes no livro. Mas é o câncer que nos comove e traz ele para “perto de nós”, como simples mortal. A descoberta, a luta, o apoio, o cansaço, suas muuitas “raras” exceções, tudo é contado no livro, que mescla a doença à trajetória profissional do ator. Das críticas à superação, tudo é narrado cheio de “aspas” de Reynaldo, que por muitas vezes nem sai tão de bonzinho assim. E ainda tem a Claudia Raia, que eu também nem sou fã, mas fiquei encantada com a amiga incrível que ela foi para ele. Fazendo cenas, ensaiando e pedindo “direção técnica”, enquanto Giane estava internado; tudo para fazê-lo esquecer – ao menos um pouquinho – tudo aquilo que estava se passando.

Reynaldo-Gianecchini-1044_vs_maior

Enfim, é um livro bem legal. Emocionante, prende a atenção. Eu adoro livros de superação. Se a história for verdadeira então, melhor ainda. E acho que superar uma doença como o câncer – que considero o vilão dos vilões – já torna as pessoas mais admiráveis. Com Reynaldo Gianecchini não foi diferente. Ainda não sou fã do ator – quem sabe um dia? O cara corre atrás!!! – mas a pessoa por trás do galã, esse merece meu aplauso, porque venceu uma guerra bem complicada. De quebra, ganhou a vida!

O que acharam da resenha? Alguém já leu ou quer ler? Comentem!

 

Categorias:Eu li

Marcado como:, ,

Deixe um comentário

