Eu li

[resenha] Extraordinário

extraordinario-capa

Extraordinário
R.J. Palacio
Editora Intrínseca

5estrelas

Dizer que o livro “Extraordinário” é exatamente como seu nome, é pouco pra ele. Extraordinário é lindo, emocionante, comovente e real. Eu diria até que é fundamental nos dias de hoje.

O livro conta a história de August, um menino de dez anos que tem uma grande deformidade no rosto, resultado da união de várias síndromes. Até então, Auggie – como é carinhosamente chamado – estudava em casa, mas ao chegar no que seria o “quinto ano”, sua mãe acha que é hora do menino conviver com outras crianças; ou seja, estudar de fato em uma escola.

frases-extraordinario-livro-gentileza

E se em casa Auggie é a “sensação”, rodeado de carinho de seus pais, sua irmã Via e sua cadelinha Dayse, no mundo real as pessoas podem não ser tão legais assim. E desde cedo ele percebeu isso. A maneira como olhavam para ele, os sustos que algumas crianças tomavam. Não foi à toa que por dois anos seguidos ele andou com um capacete, um presente da melhor amiga de sua irmã, que o tornava igual a todas as outras crianças. Sendo assim, estudar com outras crianças seria uma aventura e tanto.

E o que aprendemos com este livro é que preconceito não tem idade, não tem cor, não tem credo. Assim como a gentileza… Percebemos como é fácil magoar alguém e como muitas vezes não atentamos ao cuidado com o outro.

pagina-extraordinario
Cheio de mensagens lindas e inspiradoras, Extraordinário é um livro que pode ser lido pelas mais diferentes idades, que vai encantar da mesma forma. Cativante até a última página (que me arrancou algumas lágrimas), eu indico como um dos meus novos livros preferidos. Minha vontade é distribuí-lo por aí… Tanta gente precisando rever alguns conceitos… rsrs E o interessante é perceber que ser “um pouco mais gentil do que o necessário” nem é tão difícil assim.

 

Anúncios

Categorias:Eu li

Tagged as: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s