+ Cultura

Exposição Resistir é preciso – CCBB/RJ

exposicap-resistir-e-preciso

Quem ainda não conferiu a Exposição “Resistir é Preciso”, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, do Rio de Janeiro, tem que correr, pois ela vai só até o dia 28 deste mês. Posso dizer que vale muito a pena! Idealizada pelo Instituto Vladimir Herzog, a mostra marca os 50 anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985). E o legal é que ela é bem democrática: tem explicações para quem não entende muito do assunto, e também conta com um vasto acervo de artes plásticas, obras de fotojornalismo, vídeos e documentos do período, para quem quer ir mais a fundo na história.

foto

Eu fiquei fascinada pela quantidade de quadros, pôsteres e cartazes produzidos na época (e obviamente censurados…) que eu nunca tinha visto. É claro que quem se interessa pelo assunto, já achou muita coisa em livros e pela internet, mas nada perto do que você vai encontrar por lá.

image

Um dos documentos que mais me emocionaram, sem dúvidas foi a certidão de óbito do Vladimir com a causa da morte como “lesões e maus-tratos sofridos durante o interrogatório nas dependências do segundo Exército DOI-Codi”. Essa certidão só foi conseguida 37 anos após a morte dele. No atestado anterior, a versão para o óbito era de “enforcamento por asfixia mecânica”. Uma vergonha para o Brasil, um insulto à família, um vazio pra história…. Mas que finalmente foi mudado…

Bom pessoal, pra quem se interessa pela história do nosso país, este é um programa imperdível, emocionante, cultural, rico, etc. Uma verdadeira chance de se envolver com o nosso passado.

Pra finalizar… Uma informação extra: a exposição é de grátis… Ou seja… Não dá pra deixar de ir, hein? Do Rio, a mostra vai para Belo Horizonte, onde fica de 21 de maio a 28 de julho.

 

 

 

 

Anúncios

Categorias:+ Cultura

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s